"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

20 julho 2010

Dicas de filmes com tema espiritualista



1-Minha Vida na Outra Vida (Yesterday's Children) - conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 1930. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é interpretada pela atriz Jane Seymour, de "Em Algum Lugar do Passado".

2- Manika (Manika) - com Julian Sands e Stephane Audran - reencarnação e imortalidade da alma, lembranças de vidas passadas.

3- A Visão (The Sight) - com Andrew McCarthy - mediunidade, clarividência, premonição - este filme é muito bom. Tem cenas bem legais de telecinesia, clarividência, efeitos físicos, etc.

4- Falando com os Mortos (Talking to Heaven) - com Ted Danson - mediunidade, vida após a morte, desencarne. Filme excelente, muito realista e baseado em fatos reais, contando como o sensitivo americano James van Praagh descobriu sua mediunidade.

5- O Mistério da Libélula (Dragonfly) - com Kevin Costner - experiência de quase morte (EQM), mediunidade, projeção astral. Após tornar-se viúvo, um médico passa a crer que sua falecida esposa está tentando contactá-lo do mundo dos mortos.

6- O Pequeno Buda (Little Buddha) - com Keanu Reeves e Bridget Fonda - reencarnação, filosofia budista. História de garoto americano que, segundo monges budistas, seria a reencarnação de Buda.

7- O Campo dos Sonhos (Field of Dreams) - com Kevin Costner - vida após a morte, mediunidade. Americano constrói campo de beisebol ao lado de casa e passa a receber a visita de jogadores famosos desencarnados.

8- Linha Mortal (Flatliners) - com Julia Roberts e Kiefer Sutherland - projeção astral, vida após a morte, EQM. Cinco estudantes de Medicina resolvem fazer uma ousada experiência: atravessar a fronteira da morte e retornar para contar ao mundo o que acontece depois que uma pessoa morre.

9- Contato (Contact) - com Jodie Foster - projeção astral, vida após a morte e vida em outros planetas. Cientista começa a receber mensagem codificada vinda do espaço, que ensina como construir uma máquina misteriosa, decodifica os sinais e recebe ajuda para tentar uma viagem diferente.

10- Espíritos (The Frighteners) - com Michael J. Fox - mediunidade, obsessão, efeitos físicos, projeção astral. Um homem que possui poderes paranormais os utiliza para assombrar pessoas comuns e, posteriormente, ganhar dinheiro afastando os maus espíritos que cria.

11- Minhas Vidas (Out on a Limb) - com Shirley McLaine - reencarnação. Documentário sobre as lembranças de vidas passadas de Shirley McLaine.

12-Ghost, do Outro Lado da Vida (Ghost) - com Patrick Swayze e Demi Moore - desencarne, vida após a morte, mediunidade. Após ser assassinado, um jovem bancário busca ajudar sua esposa ainda viva, contando com o auxílio de uma médium charlatã para fazer a comunicação entre eles.

13- A Casa dos Espíritos (House of the Spirits) - com Jeremy Irons, Meryl Streep e Winona Ryder - imortalidade da alma, clarividência, premonição. Saga de uma família, cuja mãe tem dons parapsíquicos.

14- O Sexto Sentido (The Sixth Sense) - com Bruce Willis - vida após a morte e mediunidade infantil. Psiquiatra tenta ajudar garoto que vê espíritos, até ter uma bela surpresa.

15- Além da Eternidade (Always) - com Richard Dreyfuss e Holy Hunter - imortalidade da alma, mentores espirituais. Após morrer em acidente aéreo, o espírito de um bombeiro florestal retorna para ajudar sua namorada a viver sem ele.

16- Os Outros (The Others) - com Nicole Kidman - vida após a morte, perturbação espiritual, mediunidade, desobsessão. Em plena 2ª Guerra Mundial, uma mulher parte com seus dois filhos para uma casa em uma ilha isolada, onde segue religiosamente certas regras que não podem ser quebradas. Até descobrir sua real condição.

17- À Espera de um Milagre (The Green Mile) - com Tom Hanks - imortalidade da alma e mediunidade de cura, premonição. Homem paranormal é preso e aguarda a execução na penitenciária.

18-Amor Além da Vida (What Dreams May Come) - com Robin Williams - imortalidade da alma, perturbação pós-morte, reencontro com entes queridos, umbral, vale dos suicidas.

19- Morrendo e Aprendendo (Heart and Souls) - com Robert Downey Jr. - Harrison, Penny, Julia e Milo morrem prematuramente devido a um acidente com o ônibus no qual trafegavam. Deixando diversos problemas pendentes em suas vidas, os quatro ficam presos na Terra até que consigam deixar tudo em ordem.

20- Sete Anos no Tibet (Seven Years in Tibet) - com Brad Pitt - filosofia oriental. Após decidir escalar um dos picos mais altos do Himalaia, um alpinista austríaco corajoso e egoísta é preso pelos ingleses, que estão em meio à 2ª Guerra Mundial. Ele consegue escapar de seu cativeiro e retoma sua jornada até encontrar o jovem Dalai Lama, que o auxilia a recobrar sua espiritualidade.

21- Os Fantasmas se Divertem (Bettlejuice) - com Winona Rider, Gena Davis, Michael Keaton e Alec Baldwin - apesar do enfoque meio pastelão, o filme é bem realista, com efeitos bem legais, tratando de temas como a vida após a morte, clarividência e telecinesia.

22- Joelma, 23º Andar - com Beth Goulart - premonição, vida após a morte, mediunidade.

23- Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello Sole, Sorella Luna) - com Graham Faulkner - O diretor Franco Zeffirelli (Romeu e Julieta) leva às telas a história de São Francisco de Assis. Recebeu uma indicação ao Oscar.

24-Voltar a morrer (Dead Again, EUA - 1991)- Mike Church (Kenneth Branagh) é um detetive especializado em encontrar pessoas desaparecidas, e é contratado para descobrir a identidade de uma moça sem memória (Emma Thompson).A moça é submetida a sessões de regressão de memória, onde lembra de sua última reencarnação e de fatos trágicos que aconteceram, e que vão levar a um desenrolar surpreendente.

25-Ilusões Perigosas(Haunted, Inglaterra – 1995) - David Ash (Aidan Quinn), é um professor de parapsicologia que se dedica a desmascarar charlatães que realizam sessões “espíritas”. Devido à sua fama, ele é chamado para investigar fantasmas que assombram a mansão Edbrook, no interior da Inglaterra. O filme mostra materializações, vidência, audiência e o mais importante, que os sentimentos de afeição não desaparecem com a morte física.

26-Na Companhia do Medo (Gothika, EUA – 2003) - O filme aborda, embora de forma superficial e fantasiosa, algumas dos mais ricos temas do Espiritismo que são a obsessão, os distúrbios mentais, a mediunidade e a obsessão. Vemos no filme exemplos de vidência, audiência e subjugação, além de levar o espectador a uma reflexão sobre a visão da medicina em relação aos distúrbios mentais.

27-Quando os Anjos Falam (A Rumor of Angels, EUA – 2002) - o encontro entre Maddy (Vanessa Redgrave), uma senhora que mora só e cujo filho morreu na guerra, e James, um garoto que não consegue superar a morte da mãe. Através da mediunidade de Maddy, que recebe mensagens de seu filho, James vai adquirindo a certeza que a morte não existe.

28-Reencarnação (Birth, EUA – 2000) - Após 10 ano do falecimento de seu marido, Ana (Nikole Kidman) aceita casar outra vez. Na noite do anúncio do seu casamento com Joseph (Danny Huston), aparece um garoto de 10 anos de nome Sean, que é o mesmo nome de seu falecido marido, e diz ser a reencarnação do mesmo.

29-Vozes do Além (White Noises, EUA – 2005) – Sobre o fenômeno de EVP (Eletronic Voice Phenomena), Fenômeno da Voz Eletrônica, conhecido no Brasil sob a denominação de Transcomunicação Instrumental. A partir da exploração desse tema nasce a história do filme. Infelizmente o roteiro é muito superficial e fraco, tenta abordar vários assuntos, mas no fim acaba não conseguindo se aprofundar adequadamente em nenhum deles.

30-Luzes do Além (White Noises 2: The Lights, EUA/Canadá – 2007) - Neste filme a temática central é a "EQM" ou experiência de quase morte , onde pessoas que passaram por morte clínica retornam e contam o que encontraram do outro lado da vida.

31-Alta Frequência (Frequency, EUA – 2000) - A temática volta a buscar refletir sobre a importância do momento presente , pois o passado não volta e é subproduto da memória , e o futuro ainda não aconteceu ou é produzido por fantasias.Saber vivenciar com atenção o momento presente , pode ser a chave para um destino menos complicado.

32-O Orfanato (El Orfanato, México – 2007) - Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.

33-Um olhar do paraíso (The Lovely Bones, Nova Zelândia,Reino Unido,EUA – 2009) - Susie é assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno. Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte.

Um comentário:

  1. Que fofinho o seu blog Vania,amei...quando puder dá uma passadinha no meu ok????
    http://catherynebottino.blogspot.com/
    Catheryne Botinoo!!
    Beijux!

    ResponderExcluir