"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

12 fevereiro 2011

Tabuleiro Ouija


O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens.

No Brasil, há variantes como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
Recentemente, surgiu entre adolescentes a brincadeira do compasso, mas com princípios semelhantes.

Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao “efeito ideomotor”. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover.

Além das tradicionais críticas dos céticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas.

A doutrina espírita orienta, através do Livro dos Médiuns, que estas práticas devem ser evitadas uma vez que, normalmente, são utilizadas para curiosidades em geral e perguntas vãs, bem longe da seriedade exigida no intercâmbio com a espiritualidade benfeitora, e, dessa forma, é mais provável a presença de espíritos levianos e zombeteiros, sem nenhum interesse com a verdade e com a dignidade, do que espírito bons e esclarecidos comprometidos com a divulgação das propostas morais e éticas da Vida.

Na realidade, o que ocorre é uma evocação, ou seja,
convida-se um espírito de uma pessoa desencarnada a se comunicar. Portanto deveria envolver conhecimento e muita responsabilidade.

Espíritos estão por toda parte, ajudando ou não, pois espíritos nada mais são que pessoas que desencarnaram, embora muitos ainda não conheçam sua atual situação.

Seu anjo da guarda é um espírito.
Uma pessoa qualquer falecida é um espírito.
Nós somos espíritos, na carne, mas somos.

Para que exista uma comunicação (no tabuleiro) é necessário o uso de uma substancia chamada Ectoplasma ou Bioplasma, a qual é desprendida por um dos operadores da sessão.

Diz-se que normalmente precisam-se de duas ou mais pessoas para operar o tabuleiro – sendo que ao menos uma delas deva ter "facilidade" em desprender esta substancia, mesmo sem o saber, atuando como um "elo de ligação" entre as duas pontas, a espiritual e a material.

O Tabuleiro Ouija, está longe de ser um jogo. Na verdade, é uma forma de comunicação espiritual. 

Envolvendo portanto, além de conhecimento e responsabilidade, os riscos de comunicação com espíritos infelizes e sem esclarecimento.



4 comentários:

  1. Olá tudo bem? bom, vim parar aqui por curiosidade mesmo pelo ( tabuleiro Ouija )

    estou lendo um livro que fala do tabuleiro, mais não com detalhe, só diz algu envolvendo-o em uma situação, e quis pesquesar melhor :) ;)



    o livro ( Para Sempre página 148

    ResponderExcluir
  2. blog maravilhoso e orientador parabens

    ResponderExcluir
  3. Caro Elisandro,
    agradeço a sua atenção e carinho, pois este blog é feito por todos aqueles, assim como vc, que fazem a diferença neste planeta, permitindo que se faça um novo fim...Abços!
    Wania

    ResponderExcluir
  4. OLÁ SOU UMBANDISTA EU TENHO MUITAS NECESSIDADE DE APREENDE ALGO NOVO PARA QUE EU POSSA DE ALGUMA FORMA AJUDAR ALGUÉM.POIS QUANDO ENTREI PARA MINHA RELIGIÃO FOI PARA AJUDAR AS PESSOAS SEJA COM UMA PALAVRA AMIGA,UM ABRAÇO EM FIM AJUDAR .EU LEIO MUITO E INCLUSIVE LENDO O LIVRO DE JAMES VAN PRAAGH ESPIRITO ENTRE NÓS E EM UMA DAS PAGINAS VEM FALANDO DO TABULEIRO DE OUIJA,ELE DIZ QUE ESSE TABULEIRO DA OPORTUNIDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ESPIRITOS,E EU GOSTARIA DE ESTA ESTUDANDO SOBRE O ASSUNTO.EU QUANDO ERA MAIS NOVA MINHAS COLEGAS BRINCAVA DA BRINCADEIRA DO COPO MAIS SEMPRE QUE EU PEDIA PARA BRINCAR O ESPIRITO RESPONDIA QUE NÃO ,E EU FIQUEI ENCUCADA,PORQUE ELAS PODIA E EU NAÕ?
    HOJE DEPOIS QUE EU LI ACHO QUE ELE NÃO PERMETIAM PORQUE EU DEVERIA DE FAZER EM PROL AJUDAR ALGUEM NÃO PARA BRINCADEIRA,E POR ISSO GOSTARIA DE ME APROFUNDAR PARA USAR ESPECIALMENTE PARA O BEM COM AJUDAR DE UM MENTOR ESPIRITUAL EU GOSTARIA MUITO EM OBTER RESPOSTA .MEU E-MAIL É REDSCR7@.COM
    DESDE JÁ OBRIGADA

    ResponderExcluir