"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

24 junho 2012

Dica do blog: Movimento Bookcrossing - para quem ama ler e compartilhar esse amor pela leitura



BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo.

O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa grande biblioteca”.

Os membros desta comunidade de leitores libertam seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes.

É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.

Foi concebido em 2001, pelo programador Ron Hornbaker e no mês seguinte foi lançado o site www.bookcrossing.com

Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global: está presente em 130 países, com mais de 6,5 milhões de livros registrados e 900 mil membros.

O fato de alguém encontrar um livro registrado no BookCrossing não implica que tenha que registrá-lo no site, já que pode deixar um comentário anônimo ao livro.

No entanto, quem desejar usufruir plenamente do site (participar dos fóruns, registrar seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade, terá de se inscrever.

A inscrição é totalmente gratuita e anônima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registros no site.

O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registrar e Libertar”: Leia um bom livro, Registre-o no site para adquirir o número BCID e Liberte-o, passando para um amigo ou deixando-o em um local público.

*

BookCrossing no Brasil

O BookCrossing chegou ao Brasil em 2001, alguns meses depois que foi lançado o BookCrossing.com nos EUA, seja por meio da Internet ou de livros que viajaram de um país ao outro. 

Está presente em todos os estados brasileiros e conta com cerca de 8 mil usuários cadastrados.

Além de libertar regularmente  livros em lugares públicos, os usuários do movimento no Brasil participam de diversos eventos literários como Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura (São Francisco Xavier, SP), quando seus usuários promovem uma “libertação em massa” e distribuem centenas ou milhares de exemplares para o público.

Atualmente, existem 19 Pontos Oficiais de BookCrossing em todo o Brasil.


Boa leitura!

*  *  *

Um comentário:

  1. Olá amiga! Que a paz e a luz estejam contigo. Boa dica, eu não sabia dessa excelente ideia, vou dar uma espiada.

    Um grande abraço e muita Luz.

    ResponderExcluir