"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

22 janeiro 2013

Dica de vídeo: "A Revolução dos Livros"



O pecuarista Robson Cézar Correia de Mendonça morava em Alegrete, interior do Rio Grande do Sul, ao lado de sua mulher e seu casal de filhos.

Em busca de uma vida melhor, viajou a São Paulo após vender seus bens e sofreu um duro golpe do destino: foi assaltado logo em sua chegada na cidade, tornando-se um morador de rua.

Após um ano sobrevivendo nesta condição, soube da morte de sua mulher e filhos decorrente de um acidente de carro. Ao tentar se informar melhor sobre o ocorrido, procurou a Câmara Municipal paulista, onde foi barrado pelos seguranças por ser um morador de rua sem estudo.

Impedido ainda de retirar livros em bibliotetas, pelo fato de não ter como comprovar residencia, deu início ao projeto Bicicloteca, uma iniciativa que visa dar acesso à cultura aos moradores de rua da cidade de São Paulo.


Marcou-o especialmente o livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, que encontrou em uma minibiblioteca de um albergue no Brás. O título da obra chamou a sua atenção.

"Comecei a pensar que, se os animais são capazes de mudar suas vidas, por que nós, que somos animais racionais, não podemos mudar?"

Abaixo um Documentário sobre o "Projeto Bicicloteca", de Robson Mendonça, intitulado “A Revolução dos Livros”, produzido para a disciplina Projetos em Televisão, do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE/ECA/USP), com orientação da professora  Egle  Spinelli.

Vale a pena conferir.




Fontes:



*  *  *