"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

19 outubro 2014

O Bom e o Mau Político...


O bom político governa em prol dos cidadãos, protegendo e valorizando o patrimônio cultural do seu povo.

O bom político, convencido de que as soluções que pretende implementar são as mais válidas, tenta comunicá-las usando para isso todos os meios ao seu alcance, buscando obter apoios e colocando a debate a solução que apresenta. 

Assim, pode auscultar as opiniões que a sua abertura ao diálogo promove. Resulta daí que o bom político encontra soluções de consenso que serão mais justas e adequadas.

O bom político colabora com os meios de comunicação, pois sabe que estes são seus parceiros privilegiados para informar, ele sabe que ao informar soluções que pretende implementar estes farão chegar a sua mensagem ao destino, contribuindo assim para convencer os cidadãos das suas melhores idéias.


*

O mau político governa em prol de si próprio e dos seus "puxa sacos", pouco lhe interessando o patrimônio cultural do seu povo.

O mau político sabe que as medidas que pretende implementar são contra os interesses dos cidadãos, por isso tenta esconde-las ou adulterar a verdade, usando para isso todos os meios ao seu alcance, tentando calar as vozes dissonantes.

Resulta daí que o Mau político aplica soluções inadequadas e provocadoras de discórdia e injustiças, que apenas são caladas muitas vezes à custa de perseguições e intimidações.

O mau político boicota os meios de comunicação independentes e utiliza os meios de comunicação por si controlados para ocultar a verdade aos cidadãos, divulgando notícias que tem em vista enganar os cidadãos ocultando a verdade, promovendo e protegendo os seus lacaios, mesmo que não haja mérito pois são eles que lhes dão suporte.

Partindo deste raciocínio, será que pelo modo como um político se relaciona, podemos perceber quais são os bons e os maus políticos?


(Rodrigo Veloso)








* * *



“O mau político é aquela pessoa que busca novos votos com a mesma velocidade em que perde os que já eram seus.”

(Ary Veira)



* * *