"Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana"

(Teillard de Chardin)

25 setembro 2010

120 dicas de filmes com tema espiritualista


1. A Filha da Luz (Bless the Child) com Kim Bassinger - sobrevivência do espírito, vitória do bem sobre o mal. Criança apresenta poderes sobrenaturais, revelando-se a portadora da luz no mundo, contra o mal.

2. Falando com os Mortos (Talking to Heaven) com Ted Danson - mediunidade, vida após a morte, desencarne. Filme excelente, muito realista e baseado em fatos reais, contando como o sensitivo americano James van Praagh descobriu sua mediunidade. Todos os estudiosos e interessados das coisas espirituais deveriam assistir.

3. Vozes (Voices) - com Amy Acker - A produção canadense foi feita diretamente para TV. Ellie perdeu o marido há dois anos e ainda continua “presa” ao antigo amor. Depois de um choque anafilático de origem alérgica, ela descobre que tem um estranho dom: consegue ver e ouvir pessoas mortas. Mesmo incomodada, Ellie entende que os mortos precisam de alguém que seja a “voz” deles e por isso tenta ajudá-los. Como lidar com a justiça sem provas? Uma estória simples mas que traduz alguns conceitos sobre a comunicação com os espíritos e a verdadeira função dos médiuns.

4. Stigmata (Stigmata) com Gabriel Byrne e Patricia Arquete - mediunidade de efeitos físicos, xenoglossia, obsessão. A misteriosa aparição das chagas de Cristo numa mulher sem fé causa espanto no Vaticano, que envia um padre para investigar o caso.

5. Revelação (What Lies Beneath) com Michelle Pfiffer - mediunidade, sobrevivência da alma, obsessão. Esposa de um médico conceituado começa a ver e sentir o espírito de garota desaparecida. Um ser fantasmagórico causa espanto nos ocupantes de uma casa e faz com que um segredo antes oculto venha à tona.

6. O Dom da Premonição (The Gift) com Keanu Reeves e Cate Blanchet - mediunidade, perturbação após a morte. O diretor Sam Raimi (Um plano simples) conta a história de Annie Wilson, uma viúva com dons psíquicos que pode ver o lado negro das pessoas.

7. O Mistério da Libélula (Dragonfly) com Kevin Costner - experiência de quase morte (EQM), mediunidade, projeção astral. Após tornar-se viúvo, um médico passa a crer que sua falecida esposa está tentando contactá-lo do mundo dos mortos, utilizando para tanto os pacientes por ele tratados que estejam à beira da morte.

8. Cocoon (com Bryan Dennehy, Don Ameche e Jessica Tandy - vida em outros planetas, corpo espiritual. Após passarem a utilizar uma piscina abandonada sem saber que ela também vem sendo usada por alienígenas, um grupo de velhinhos passa a sentir os efeitos do rejuvenescimento.

9. O Pequeno Buda (Little Buddha) com Keanu Reeves e Bridget Fonda - reencarnação, filosofia budista. História de garoto americano que, segundo monges budistas, seria a reencarnação de Buda.

10. O Advogado do Diabo (Devil's Advocate) com Al Pacino e Keanu Reeves - umbral, obsessão, mediunidade. Advogado é envolvido por entidade das trevas que se autodenomina o diabo.

11. O Campo dos Sonhos (Field of Dreams) com Kevin Costner - vida após a morte, mediunidade. Americano constrói campo de beisebol ao lado de casa e passa a receber a visita de jogadores famosos desencarnados.

12. Linha Mortal (Flatliners) com Julia Roberts e Kiefer Sutherland - projeção astral, vida após a morte, EQM. Cinco estudantes de Medicina resolvem fazer uma ousada experiência: atravessar a fronteira da morte e retornar para contar ao mundo o que acontece depois que uma pessoa morre.

13. Passageiros (Passengers) com Anne Hathaway – vida após a morte - Após um trágico acidente aéreo, a psiquiatra Claire (Anne Hathaway) é designada a tratar dos sobreviventes. Enquanto ouve os relatos de todos e coleta informações do que pode ter acontecido, Claire começa a desconfiar que a empresa aérea esta escondendo algo sobre o acidente. Então decide investigar o acidente com a ajuda de Eric (Patrick Wilson), o mais enigmático dos passageiros.

14. Ecos do Além (Stir of Echoes) com Kevin Bacon - mediunidade, efeitos físicos, vida após a morte. Kevin Bacon passa a ter estranhas visões após ser hipnotizado por sua cunhada numa festa.

15. Espíritos (The Frighteners) com Michael J. Fox - mediunidade, obsessão, efeitos físicos, projeção astral. Um homem que possui poderes paranormais os utiliza para assombrar pessoas comuns e, posteriormente, ganhar dinheiro afastando os maus espíritos que cria. Até que uma morte traz à tona uma estranha criatura assassina a qual ele é obrigado a enfrentar.

16. Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time) com Christopher Reeve - reencarnação, projeção astral, mediunidade. Homem se projeta no passado para reencontrar uma paixão.

17. Minhas Vidas (Out on a Limb) com Shirley McLaine - reencarnação. Documentário sobre as lembranças de vidas passadas de Shirley McLaine.

18. Fenômeno (Phenomena) com John Travolta - mediunidade de cura, xenoglossia,clarividência. Homem sofre acidente com raio e passa a ter poderes paranormais.

19. Voltar a Morrer (Dead Again) com Kenneth Branagh, Emma Thompson, Robin Williams - reencarnação. Um detetive encontra problemas para decifrar um novo caso, envolvendo uma mulher que sofre de amnésia e tem terríveis pesadelos. Após ser levada a um hipnotizador, ele descobre que ela possui uma ligação espiritual com uma pianista que fora assassinada no auge da sua fama.

20. A Cela (The Cell) com Jennifer Lopez - projeção astral, telepatia. Jennifer Lopez é uma psiquiatra que utiliza um método inovador para entrar na mente de um perigoso assassino e descobrir onde ele escondeu sua mais recente vítima.

21. Ghost, do Outro Lado da Vida (Ghost) com Patrick Swayze e Demi Moore - desencarne, vida após a morte, mediunidade. Após ser assassinado, um jovem bancário busca ajudar sua esposa ainda viva, contando com o auxílio de uma médium charlatã para fazer a comunicação entre eles.

22. A Casa dos Espíritos (House of the Spirits) com Jeremy Irons, Meryl Streep e Winona Ryder - imortalidade da alma, clarividência, premonição. Saga de uma família, cuja mãe tem dons parapsíquicos.

23. O Sexto Sentido (The Sixth Sense) com Bruce Willis - Psiquiatra tenta ajudar garoto que vê espíritos, até ter uma bela surpresa. O filme refere-se a mediunidade, despertar das faculdades mediúnicas nas crianças, prisão das pessoas a seus problemas, sofrimentos mesmo após a morte; mortes violentas, missão dos médiuns e vida após a morte.

24. Além da Eternidade (Always) com Richard Dreyfuss e Holy Hunter - imortalidade da alma, mentores espirituais. Após morrer em acidente aéreo, o espírito de um bombeiro florestal retorna para ajudar sua namorada a viver sem ele.

25. Cidade dos Anjos (City of Angels) com Nicolas Cage e Meg Ryan - imortalidade da alma, mentores. Um anjo que caminha na Terra se apaixona por uma jovem médica e se vê no meio de uma difícil decisão: continuar sendo um anjo ou tornar-se mortal e viver a paixão existente entre os dois.

26. Os Outros (The Others) com Nicole Kidman - vida após a morte, perturbação espiritual, mediunidade, desobsessão. Em plena 2ª Guerra Mundial, uma mulher parte com seus dois filhos para uma casa em uma ilha isolada, onde segue religiosamente certas regras que não podem ser quebradas. Até descobrir sua real condição.

27. À Espera de um Milagre (The Green Mile) com Tom Hanks - imortalidade da alma e mediunidade de cura, premonição. Homem paranormal é preso e aguarda a execução na penitenciária.

28. Amor Além da Vida (What Dreams May Come) com Robin Williams - imortalidade da alma, perturbação pós-morte, reencontro com entes queridos, umbral, vale dos suicidas. Após falecer em um acidente, a alma de um homem ruma para o céu. Porém, ele resolve enfrentar uma perigosa jornada ao saber que sua esposa se suicidou e está presa no inferno.

29. Manika (Manika) com Julian Sands e Stephane Audran - reencarnação e imortalidade da alma, lembranças de vidas passadas.

30. Morrendo e Aprendendo (Heart and Souls) com Robert Downey Jr. - Harrison, Penny, Julia e Milo morrem prematuramente devido a um acidente com o ônibus no qual trafegavam. Deixando diversos problemas pendentes em suas vidas, os quatro ficam presos na Terra até que consigam deixar tudo em ordem. Para sua sorte, no instante do acidente nascia o bebê Thomas, a quem ficam miraculosamente conectados. Thomas, agora um adulto (Robert Downey Jr.) começa a ser atormentado pelos fantasmas, que insistem em pedir sua ajuda. Inicialmente contrariado e confuso, ele aos poucos vai concordando em colaborar com o drama dos falecidos.

31. As Duas Vidas de Audrey Rose (Audrey Rose) com Anthony Hopkins – reencarnação. Menina desencarna de forma traumática reencarnando logo em seguida, mas as lembranças do desencarne começam a atormentá-la quando completa a idade que tinha na época do acidente que a vitimou. Seu pai a reconhece reencarnada e aproxima-se para ajudá-la. O tema reencarnação é bastante enfocado neste filme.

32. Alta Frequência (Frequency) com Dennis Quaid - sobrevivência do espírito, contato com os "mortos", transcomunicação instrumental. Rapaz consegue se comunicar com o pai desencarnado por meio de rádio.

33. Do Inferno (From Hell) com Johnny Depp - projeção da consciência, premonição, retrocognição. Em pleno ano de 1888, um inspetor investiga os assassinatos em série de diversas prostitutas, que podem estar ligados à presença de Jack, o estripador.

34. A Premonição (In Dreams) com Anette Benning - mediunidade, premonição, clarividência, obsessão, psicometria. Estranhos sonhos que podem ser relacionados a uma onda de assassinatos atormentam uma escritora.

35. O Fantasma do Louvre com Sophie Marceau - apesar da abordagem um pouco infantil, vale como referência sobre aspectos bem interessantes da vida após a morte, tais como o apego a crenças, culturas e objetos materiais, além de tratar de mediunidade e telecinesia.

36. Sete Anos no Tibet (Seven Years in Tibet) com Brad Pitt - filosofia oriental. Após decidir escalar um dos picos mais altos do Himalaia, um alpinista austríaco corajoso e egoísta é preso pelos ingleses, que estão em meio à 2ª Guerra Mundial. Ele consegue escapar de seu cativeiro e retoma sua jornada até encontrar o jovem Dalai Lama, que o auxilia a recobrar sua espiritualidade.

37. Os Fantasmas se Divertem (Bettlejuice) com Winona Rider, Gena Davis, Michael Keaton e Alec Baldwin – mesmo sendo uma comédia, o filme é bem realista, com efeitos bem legais, tratando de temas como a vida após a morte, clarividência e telecinesia. Além disso, a atuação de Michael Keaton e a cena do jantar "dançante" valem a fita! Uma família barulhenta se muda para a casa que pertencia a um casal recém-falecido. Os fantasmas destes, incomodados com os novos visitantes, tentam assustá-los de todas as maneiras mas sempre fracassam devido à sua falta de experiência no assunto. Buscando ajuda, eles acabam apelando para um espírito mais experiente.

38. As Cinco Pessoas que você encontra no Céu ( The five people you meet in heaven ) com Jon Voight - Eddie (Jon Voight), o mecânico de um parque de diversões, que morre no dia que completa 83 anos tentando salvar uma menina de um dos brinquedos. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou sua vida acreditando ser um fracassado. Ao despertar no céu, encontra cinco personagens inesperadas que lhe mostram a importância de sua passagem pela terra. Baseado no livro de Mitch Albom.

39. O Segredo do Abismo (The Abyss) com Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio - vida intramarina, viagem astral - a mensagem sobre seres de outras dimensões neste filme é fantástica, super positiva. Um submarino nuclear é atacado por uma nave não identificada, ficando à beira de um abismo oceânico. É quando um submarino que trabalha em uma plataforma de petróleo próxima é enviada para o local no intuito de investigar o naufrágio.

40. As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick) com Michelle Pfeiffer, Susan Sarandon, Cher e Jack Nicholson - magia, mediunidade, obsessão, vodu. Todas as quintas três mulheres solteiras se reúnem para falar sobre a monotonia da cidade onde vivem, a pequena Eastwick, e lamentar a inexistência de um homem que possa preencher suas vidas. Até que um dia chega o local Daryl Van Horne, trazendo consigo charme e mistério.

41. Fim dos Dias (End of Days) com Arnold Shwarzenegger e Gabriel Byrne - umbral, luta do bem contra o mal. Arnold Schwarzenegger é um amargurado guarda-costas que precisa proteger uma jovem, que é o alvo do demônio em pessoa, para ser a mãe de seu filho.

42. As Bruxas de Salém (The Crucible) com Winona Rider e Daniel Day-Lewis - mediunidade, obsessão, histeria coletiva. Em pleno século XVII, um grupo de adolescentes é flagrado em ritual demoníaco. Ao serem interrogadas sobre o fato, elas passam a apontar as pessoas as quais não gostam como sendo verdadeiras bruxas, como forma de se vingarem.

43. As Bruxas de Salém* (The Salem Witch Trials) com Kirstie Alley, Shirley MacLaine, Rebecca De Mornay e Peter Ustinov. Em pleno século XVII um grupo de jovens traz pânico a uma comunidade ao dizer que foram possuídas por bruxas que viviam na cidade.

44. O Bebê de Rosemary (Rosemary's baby) com Mia Farrow e John Cassavetes - obsessão, efeitos físicos, viagem astral, magia. Uma jovem recém-casada faz amizade com seus vizinhos, mas aos poucos começa a suspeitar que eles são bruxos e que seu marido está compactuando com eles.

45. Vanilla Sky (Vanilla Sky) com Tom Cruise e Penélope Cruz - projeção/sonhos. Um playboy tem sua vida modificada por completo quando uma de suas ex-namoradas resolve cometer suicídio e levá-lo também para a morte. Ele sobrevive ao acidente, mas tem sua face desfigurada. A partir de então, ele descobre o amor de outra mulher e passa a ter estranhas visões.

46. Peggy Sue, Seu Passado a Espera (Peg Sue Got Married) com Kathlin Turner e Nicolas Cage - viagem astral e retrocognição. Após desmaiar durante uma festa de confraternização, uma mulher inexplicavelmente retorna ao passado e tem a chance de mudar sua vida por completo.

47. A Visão (The Sight) com Andrew McCarthy - mediunidade, clarividência, premonição.Com cenas bem interessantes sobre telecinesia, clarividência, efeitos físicos, etc. Arquiteto americano enviado a Londres para restaurar antigo hotel se envolve num acidente com uma velha senhora e acaba recebendo dela um poder de comunicar-se com os mortos. Ele começa a usar esse poder para identificar criminosos.

48. Vozes do Além (White Noise) com Michael Keaton – transcomunicação instrumental, obsessão, vidência. Jonathan Rivers é um arquiteto que tem sua vida abalada pelo inexplicável desaparecimento e morte da esposa. Um homem, então, o procura dizendo receber mensagens dela através de aparelhos eletrônicos, fenômeno conhecido como transcomunicação instrumental. Depois de passar pelo ceticismo inicial, ele fica obcecado na tentativa de contactar a falecida e acaba abrindo uma porta para algo sobrenatural e indesejável.

49. Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist) - transcomunicação instrumental, mediunidade infantil. Uma família inteira se vê ameaçada por estranhos fenômenos que ocorrem em sua casa, chegando ao ponto da caçula ser levada para dentro da tela de uma televisão. Recebeu 3 indicações ao Oscar.

50. Possuídos (Fallen) com Denzel Washington, John Goodman, Donald Sutherland e James Gandolfini - reencarnação, mediunidade. Após ter prendido e condenado à cadeira elétrica um perigoso serial killer, um policial nota estranhas coincidências que fazem com que ele conclua que o assassino retornou mesmo após a morte.

51. Da Magia à Sedução (Practical Magic) com Sandra Bullock e Nicole Kidman - mediunidade e obsessão. Duas irmãs descendentes de feiticeiras tentam levar uma vida normal, mas sofrem com uma maldição que diz que todo homem que se apaixona por uma integrante de sua família é levado à morte.

52. Dogma (Dogma) com Ben Affleck, Matt Damon, Salma Hayek e a estréia no cinema da cantora Alanis Morisette - filme muito bom que questiona os dogmas da Igreja Católica, com cenas muito interessantes sobre a ação dos espíritos no mundo material e sobre a luta do bem contra o mal.

53.Um Olhar na Escuridão (They Watch) com John Korty, Patrick Bergin e Vanessa Redgrave -Sentindo-se culpado pela morte da filha e deprimido, homem conhece uma misteriosa cega que alega ter poderes para contactá-la no além. Só assim, penetrando no mundo espiritual e tentando reparar seu erro, poderia ele voltar a viver.

54. Um olhar do paraíso ((The Lovely Bones) com Saoirse Ronan - Uma menina, depois de assassinada, ajuda o pai a desvendar o crime. De onde está ela pode observar sua família e seu assassino e torcer para que ele seja preso. É um drama sobre crime e castigo. Trata-se de uma adaptação do romance “Uma Vida Interrompida“, realizada pelo diretor e corroteirista Peter Jackson (famoso pela trilogia “O Senhor dos Aneis”).

55. Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) com Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Rick Moranis e Harold Ramis - efeitos físicos, mediunidade, obsessão, possessão, clarividência, ectoplasmia. Mesmo sendo uma comédia mostra elementos ligados a espiritualidade de forma interessante. Um grupo de parapsicólogos desempregados decide se unir para formar os Caça-Fantasmas, que têm como grande missão livrar Nova York de um ataque de fantasmas, monstros e outras criaturas do além.

56. Carrie, a Estranha (Carrie) com Sissy Spacek, Amy Irving e John Travolta - obsessão, efeitos físicos, telecinesia. Uma jovem dotada de poderes paranormais é rejeitada por todos. Até que, em sua festa de formatura, ela é ridicularizada pelos colegas, o que desencadeia uma série de violentos acontecimentos orquestrados pela garota.

57. A Casa Amaldiçoada (Haunting) com Liam Neeson, Catherine Zeta-Jones e Lili Taylor - efeitos físicos, telecinesia, mediunidade, possessão. Um cientista convida três jovens para uma experiência em uma mansão mal-assombrada, que traz muitas surpresas a todos eles.

58. O Céu Pode Esperar (Down to Earth - 2001) com Chris Rock - reencarnação, plano espiritual. Um comediante negro tem por sonho atuar em uma casa de show lendária antes que ela feche as portas, mas ele acaba morrendo antes. Ao chegar ao céu, descobre que sua morte foi um erro e ele acaba retornando à vida na pele de um milionário branco.

59. O Céu Pode Esperar* (Heaven Can Wait - 1978) com Warren Beatty - Após ter morrido antes da hora, um jogador de futebol americano é enviado de volta à Terra no corpo de milionário que acaba de ser assassinado pelo amante de sua esposa.

60. À Procura de Alguém - (The Forgotten One) – com Terry Quinn - Escritor viúvo muda-se de cidade e, já alojado em sua nova casa, descobre um segredo que o coloca diante de uma experiência assustadora: reencontrar alguém que amou em outra vida. A linha é a mesma de "Em Algum Lugar do Passado", com uma mensagem final que esmaga qualquer conotação espiritualista. O humor é leve, pleno de romantismo e suspense. A ótima atuação de Terry O'Quinn dá maior incremento ao estranhíssimo triângulo amoroso que a história sugere.

61. K-Pax (K-Pax) com Kevin Spacey e Jeff Bridges - vida extra-terrestre, mediunidade, telecinesia. Após um homem misterioso, que diz ter vindo de outro planeta, ser internado em um hospício, um psiquiatra passa a examiná-lo disposto a provar que ele na verdade sofre de uma grave síndrome de personalidade.

62. A Reencarnação de Peter Proud (The Reincarnation of Peter Proud ) com Michael Sarrazin - Peter Proud é um professor universitário que, ao ser atormentado por pesadelos, começa a investigar os possíveis motivos e origens de tais sonhos. Proud desconfia que as imagens que ele vê são de sua vida passada e, com o apoio de sua namorada, o professor viaja a Massachusetts para encontrar pessoas que o ajudem a encontrar as respostas que procura. O suspense sobrenatural será adaptado, pela segunda vez, para a telona. Baseado no livro A Reencarnação de Peter Proud, de Max Ehrlich.

63. Encontro Marcado (Meet Joe Black) com Brad Pitt e Anthony Hopkins - esse filme é mais para reflexão, pois trata de descobrirmos que vamos morrer e termos uma chance de revisar nossa vida, mas inclui algo sobre mediunidade. Uma médica residente (Claire Forlani) conhece por acaso um recém-chegado na cidade (Brad Pitt). Eles se sentem atraídos, mas logo após se despedirem ele morre em um acidente. Em seguida, a própria Morte decide utilizar o corpo desta vítima e vai falar com um magnata da mídia (Anthony Hopkins), dizendo que está ali para levá-lo mas pretende antes conhecer os hábitos dos humanos.

64. Destino em dose Dupla (Mr. Destiny) com James Belushi e Michael Caine- Um filme que conta sobre programação reencarnatória. O que seria de alguns de nós se no passado num determinado, importante e decisivo momento da vida tivéssemos tomado outra opção? É melhor agradecer o que temos e somos, algo de pior poderia acontecer.

65. Lembranças de um Verão (Hearst in Atlantis) com Anthony Hopkins – clarividência mediunidade de cura. Após um amigo falecer, um homem de meia idade passa a relembrar o verão que passou quando teve 11 anos, em que um novo vizinho o ajudou a compreender melhor o mundo.

66. Pai Fantasma - (Ghost Dad) com Sidney Poitier e Bill Cosby - Elliot é um executivo que conversa com os filhos através de um gravador, por absoluta falta de tempo. Ele morre num acidente de carro e consegue convencer seu mentor espiritual que precisa voltar por 3 dias para resolver uns problemas familiares.

67. Quando os Anjos Falam (A Rumor of Angels) com Vanessa Redgrave e Ray Liotta - Arrasado pela morte de sua mãe, James, um garoto solitário de 12 anos conhece Maddy, uma velhinha excêntrica que mora no farol e acredita comunicar-se com o filho morto. Contudo, quando o pai de James descobre o caráter espiritual das conversas da tal improvável dupla, ele proíbe esta amizade, colocando a recém-descoberta crença de James no poder do amor e a crença de Maddy no poder da vida à dura prova.

68. A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo) com Marisa Paredes - mediunidade, clarividência, obsessão, perturbação espiritual. Durante a Guerra Civil espanhola, um menino de 12 anos é deixado em um orfanato onde é recebido com hostilidade e violência pelas demais crianças e por um funcionário. Lá ele recebe a visita do fantasma de um menino que foi assassinado na instituição e que deseja que ele execute sua vingança.

69. Paixão Eterna (Made in Heaven) com Kelly McGillis e Timothy Hutton- vida após a morte, reencarnação. Jovem (Timothy Hutton) morre e, no céu, se apaixona por McGillis, uma alma à espera da hora de nascer. Volta à terra, sob a condição de encontrar sua paixão antes de completar 30 anos.

70. Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull) s/atores - filmagem do livro de Richard Bach, tratando poeticamente da vida física como parte da vida espiritual.

71. Joelma, 23º Andar com Beth Goulart - premonição, vida após a morte, mediunidade. Revive os momentos dramáticos do incêndio que abalou São Paulo no fatídico 1 de Fevereiro de 1974. Conta a história de uma jovem vítima do incêndio que transmite uma mensagem consoladora a sua mãe através de Chico Xavier. É uma história séria e verídica, que ultrapassa os limites da imaginação para atingir as pessoas exatamente ao nível das emoções mais profundas. No elenco destacamos o cantor Ed Carlos, Liana Duval, Maria Ferreira e Beth Goulart. "Joelma 23º andar" apresenta o contraste entre a tragédia e a esperança.

72. Ghost Writer - Com A Morte Não Se Brinca (Ghost Writer) com Kenneth J Hall - Escritora descobre que sua casa de praia é assombrada pelo fantasma de uma deusa de Hollywood que morreu há quase trinta anos. A versão oficial diz que ela se suicidou, mas ela está convencida de que foi assassinada, e pede ajuda à escritora para descobrir quem a matou.

73.O Pássaro Azul (The Blue Bird) ) com Shirley Temple, Johnny Russell. A menina Mityl,(Shirley Temple), sempre ao lado de seu irmãozinho Tyltyl (Johnny Russell), comanda as sucessivas aventuras que se desenvolvem, na maior parte, no mundo dos sonhos. A procura do pássaro azul, símbolo da felicidade, se desdobra em várias etapas ou aventuras, sob a orientação e proteção de um bela jovem, Espírito iluminado, chamada Luz. Com a porta de entrada (simbólica) pelo cemitério, a busca se inicia no Passado ou na Terra da Lembrança, onde as crianças reencontram seus avós, já desencarnados, residindo numa casa confortável e alegre do Plano Espiritual. A avó, respondendo a uma pergunta da netinha, se estavam mortos, disse-lhe: “só morremos quando somos esquecidos na Terra.”

74. Minority Report - A Nova Lei (Minority Report) com Tom Cruise - projeção astral, precognição. Em um futuro onde os crimes são previstos e evitados pela polícia antes mesmo de acontecerem, um dos principais integrantes do corpo policial é acusado de que cometerá o assassinato de alguém que não faz a menor idéia de quem seja.

75. Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone) com Christopher Walken, Martin Sheen - psicometria. Após sair do coma, um homem passa a ter visões do futuro. É quando ele consegue visualizar que o futuro presidente americano será também o responsável por um conflito atômico no planeta.

76. A Última Profecia (The Mothman Prophecies) com Richard Gere - mediunidade, possessão, obsessão. Pouco após a morte de sua esposa, um conceituado jornalista descobre que ela desenhara pouco antes de falecer uma série de estranhas imagens. Algum tempo depois ele é levado involuntariamente para uma cidade onde estranhos fenômenos estão ocorrendo e que podem estar relacionados às imagens desenhadas por sua esposa.

77. Waking Life (Waking Life) - animação sobre projeção astral e outros assuntos espirituais. Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem resolve conversar sobre os vários estados da consciência humana.

78. A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro No Kamikakushi) (animação) - viagem astral. Perdidos em uma viagem de mudança, Chihiro e seus pais acabam descobrindo uma misteriosa passagem que os leva até um mundo mágico. É lá que a jovem Chihiro precisará enfrentar uma jornada heróica para salvar seus pais, que foram transformados em porcos.

79. Irmão Urso (Brother Bear) (animação0 - Um índio é transformado em urso e passa a ver a realidade sob a perspectiva dos animais.

80. O Encontro (The Gathering) com Cristina Ricci. Cassie (Cristina Ricci) é uma turista americana que está viajando por uma vila inglesa quando se envolve num terrível acidente de carro. Ela aceita a ajuda da motorista e de seus familiares. Pouco depois, um fato inusitado agita a pequena comunidade: a descoberta numa escavação de uma igreja do século I. Em seu interior, destaca-se um mural, uma espécie de memorial às testemunhas da crucificação de Jesus Cristo. Mostram-se, em vez de Cristo, as sinistras faces daqueles que se reuniram para testemunhar o fato. Enquanto isso, Cassie começa a acreditar que é seguida por estranhas pessoas. Ela deixa de distinguir realidade de alucinação.

82. Um Anjo Rebelde (Delivering Milo) – com Albert Finney - Era uma vez um menino que no momento de reencarnar desiste e sai correndo. Deus lhe dá uma chance de visitar a terra e conhecer seus futuros pais para decidir se vai ou não reencarnar. Simples mas interessante.

83. Solaris (Solaris - 2002) com George Clooney - Após ser chamado para investigar o comportamento dos integrantes de uma estação espacial, um psicólogo recebe a chance de reviver um grande amor através dos estranhos poderes de um planeta.

84. Sinais (Signs) com Mel Gibson - A fé de um pastor é testada quando em sua fazenda surgem misteriosos e imensos círculos, cuja origem é desconhecida.

85. A carta de amor (The Love Letter ) com Campbell Scott e Jennifer Jason Leigh - Scotty Corrigan (Campbell Scott) é um designer de videogame que compra uma escrivaninha do século XIX. Nela ele encontra em um compartimento secreto uma carta de 1863, que tinha sido escrita por uma mulher já falecida, Elizabeth Whitcomb (Jennifer Jason Leigh).
Mesmo assim responde a carta, depositando-a no único correio existente anterior à Guerra da Secessão e remetendo-a para onde o antiquário disse que tinha comprado a escrivaninha. Logo surge uma nova carta no compartimento e em pouco tempo Scotty, que vive no final do segundo milênio, fica apaixonado por uma mulher que viveu há mais de 100 anos. Ele é correspondido nesta paixão que a razão não daria importância, mas o amor desafia com determinação os obstáculos que surgem. Destaque para a cena em que ele vai à casa onde ela teria vivido e ao descer uma escada se cruzam, cada um em seu tempo e sentem a presença do outro.

86. Os Olhos de Laura Mars (Eyes of Laura Mars) com Faye Dunaway - Laura Mars é uma fotógrafa que está em evidência, pois utiliza "assassinatos" em seus trabalhos publicitários. Isto gera polêmica, mas lhe dá fama. Sua vida é afetada quando pessoas ligadas a ela são mortas. Laura tem visões dos crimes, mas para seu desespero só pode ver as vítimas, pois enxerga através dos olhos do serial killer.

87. O Iluminado (Shining) com Jack Nicholson - Um homem é contratado como zelador de um hotel em baixa temporada e, isolado com sua mulher e filho, gradualmente enlouquece enquanto forças sobrenaturais começam a perseguí-lo.

88. Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (Oh, God!) com John Denver e George Burns - Jerry Landers (John Denver), o subgerente de um supermercado, é escolhido por Deus (George Burns) para disseminar Sua palavra, pois Deus está insatisfeito com várias coisas que estão acontecendo no mundo. Inicialmente Jerry acha que é uma brincadeira, mas logo se convence que está falando e vendo Deus, que se faz aparentar por um homem idoso comum.

89. Duas Vidas (The Kid ) com Bruce Willis - Russ Duritz (Bruce Willis) é um executivo de 40 anos, bem-sucedido financeiramente, mas com uma vida emocional e familiar fracassadas: é solteiro e sem namorada, não tem filhos, não se dá bem com o pai e nem mesmo tem um cãozinho de estimação, como sonhava quando era pequeno.
Um dia, é surpreendido pela presença de um menino desconhecido em sua casa; aparentemente é ele próprio aos oito anos de idade. Ocorre que o garoto não fica nada satisfeito com o que constata sobre o seu futuro, pois é o oposto do que idealizava quando crescesse. Por outro lado, Russ quase não consegue se reconhecer nesse menino rechonchudo e emotivo que ele, há muitos anos, havia deixado para trás. Superadas as dificuldades iniciais, Russ acaba "adotando" o menino, fazendo uma verdadeira viagem no tempo e dentro de si próprio para redescobrir os valores que estavam perdidos.

90. Evocando Espíritos (The Haunting in Connecticut) com Virginia Madsen, Elias Koteas – obsessão, possesão, vidência, mediunidade. Quando um dos filhos do casal Campbell é diagnosticado com câncer toda a família tem que mudar para uma casa mais perto da clinica onde Matt fará seu tratamento. Á medida que o tempo passa o comportamento do rapaz muda radicalmente e todos passam a presenciar várias atividades paranormais na casa. Pesquisando o passado dos moradores da casa eles descobrem que a casa foi um centro de pesquisas que procurava muito mais que contatos com espíritos. Agora sob constante opressão eles terão que responder a pergunta: - por que eles ainda estão entre nós? Baseado em uma história real.

91. 13º Andar (The Thirteenth Floor) com Armim Mueller -.Em dois mundos paralelos, fantasia e realidade se misturam em meio a crimes e loucura. Para descobrir a verdade, um suspeito de assassinato precisa atravessar a barreira da realidade virtual para conhecer a origem da sua existência.

92. Um Visto para o Céu ( Defending Your Life ) com Merryl Streep -.Esse era um ônibus que Daniel Miller não se importaria em perder! Quando dirigia despreocupadamente pelas ruas de Los Angeles... Pimba! Trombou em cheio em um ônibus. Mas para quem pensa que seus problemas terminaram, basta tentar conseguir Um Visto Para O Céu.

93. Gasparzinho (Casper) com Christina Ricci e Bill Pullman - Após herdar uma casa mal-assombrada, uma ambiciosa mulher decide expulsar os fantasmas que lá residem para que possa pôr as mãos em um tesouro. Para tanto ela contrata um terapeuta de fantasmas, que parte para o local com sua filha. Juntos eles encontrarão um excêntrico trio de fantasmas e ainda Garparzinho, um solitário fantasma.

94. Rebecca, uma Mulher Inesquecível (Rebecca) com Laurence Olivier e Joan Fontaine - Uma jovem e inexperiente dama de companhia se casa com um rico viúvo inglês e com ele vai morar na mansão do marido, onde todos vivem à sombra de Rebecca, sua ex-mulher, morta em circunstâncias misteriosas.

95. Energia Pura (Powder) com Jeff Goldblum - Um jovem fisicamente estranho, que é rejeitado e perseguido pelos colegas, possui um misterioso dom, que o leva a fazer coisas extraordinárias.

96. O Exorcismo De Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose) com Tom Wilkinson. Uma advogada amarga e cheia de ressentimentos (Laura Linney) envolve-se na defesa judicial do Padre Moore (Tom Wilkinson), que liderou um exorcismo que resultou na morte da possuída. Ela, no caso, era Emily Rose (Jennifer Carpenter), uma universitária de 19 anos que começa a ter estranhas manifestações não explicadas pelos médicos. Baseado em um caso real.

97. O Invisível (The Invisible) com Justin Chatwin. Um thriller sobrenatural sobre um rapaz que se vê preso entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, completamente invisível no primeiro. Nick (Justin Chatwin) tem um futuro brilhante até que é brutalmente atacado, abandonado é dado como morto. Agora no limbo, sua única chance de sobreviver é descobrir o mistério do que aconteceu com ele e o motivo, antes que seja tarde demais. Mas como solucionar um mistério quando a vítima é você? Filme excelente!

98. Nos Braços da Morte (From the Dead of Night) com Lindsay Wagner - Depois de uma experiência de quase morte, Joanna se sente em perigo constante. Ela passa a acreditar que forças misteriosas estão tentando levá-la de volta ao mundo dos mortos. Seu namorado Glen acha que ela está louca, por isso Joanna procura seu ex-namorado, Peter. Acontece que ele acredita profundamente no sobrenatural e até dá um curso a respeito numa universidade local. Juntos eles enfrentam o mistério para que Joanna possa viver em paz.

99. Na Companhia do Medo (Gothika) com Hale Berry e Robert Downey Jr. - Uma psiquiatra criminal é internada na clínica onde trabalha após ser acusada de ter assassinado seu marido. Porém ela não se lembra de ter cometido o crime. Miranda Grey (Halle Berry) é uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha. Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime. Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança.

100. Na Hora da Zona Morta (Twilight Zone) com Christopher Walken - Após sair do coma, um homem passa a ter visões do futuro. É quando ele consegue visualizar que o futuro presidente americano será também o responsável por um conflito atômico no planeta.

101. Alucinação (Soul Survivors) com Melissa Sagemiller e Wes Bentley - Traumatizada com a morte de seu namorado, uma jovem vai para a faculdade, onde passa a questionar o que é realidade e o que é fantasia.

102. Alucinações do Passado (Jacob's Ladder) com Tim Robbins e Danny Aiello - Jacob (Tim Robbins) é um ex-soldado no qual a Guerra do Vietnã deixou marcas profundas e irreversíveis. Constantemente Jacob vê seres estranhos ameaçando-o de morte, com suas lembranças do passado ao lado de sua família se misturando a alucinações desconexas de algo que aconteceu na guerra e que alterou radicalmente sua percepção da realidade.

103. Amor Maior que a Vida (Waking the Dead) com Janet McTeer e Billy Cudrup - Billy Crudup e Jennifer Connelly protagonizam uma história de amor que supera os limites da vida e da morte. Fielding Pierce (Billy Crudup) é um oficial da guarda costeira que se apaixona por Sarah Williams (Jennifer Connelly), uma jovem que contesta o sistema vigente no ano rebelde de 1972 e morre numa explosão causada por terroristas. Dez anos depois, ele começa a ter visões de sua amada e começa a acreditar que ela está viva.

104. Minha Vida na Outra Vida (Yesterday's Children) com Jane Seymour - Pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Baseado em fatos reais relatos no livro autobiográfico de Jenny Cockell, Minha Vida na Outra Vida conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 30. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é magistralmente interpretada pela renomada atriz Jane Seymour, de Em Algum Lugar do Passado. Só, que desta vez, não se trata de ficção, mas de realidade.

105. Um Anjo em Minha Vida (The Preacher's Wife) com Denzel Washington e Whitney Houston - Com problemas com sua esposa, que faz parte do coro da igreja, um atarefado reverendo recebe a ajuda de um anjo que é enviado dos céus para auxiliá-lo.

106. O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher) com Morgan Freeman e Jason Lee - Após salvarem um homem, quatro garotos ganham uma estranha ligação telepática entre eles. Até que, anos depois, eles percebem um estranho acontecimento que pode influenciar todos os moradores da cidade onde vivem. Após salvarem Duddits (Donnie Wahlberg), um portador da síndrome da Down, de vândalos adolescentes, quatro garotos ganham estranhos poderes que lhes confere uma ligação telepática. Anos mais tarde, em uma acampamento nas florestas do Maine, eles ficam presos em uma violenta e repentina nevasca. É quando eles descobrem que uma força alienígena está pestes a controlar as mentes de todos na cidade onde moram.

107. O Bebê Santo de Macon (The Baby of Mâcon) com Julia Ormond e Ralph Fiennes - No século XVII, quando a comunidade de Macon passa por uma praga de fome e esterilidade, nasce uma criança de uma mulher supostamente virgem. Assim, um clima de histeria toma lugar sobre a possibilidade de uma possível intervenção divina.

108. O Orfanato (El Orfanato) com Belén Rueda - Laura (Belén Rueda) retorna à casa onde fora criada e decide transformá-la em um orfanato. Problemas começam quando o filho de Laura começa a fazer amigos imaginários. A nova vizinhança desperta a imaginação de seu filho, que começa a se deixar levar por jogos de fantasias cada vez mais intensos. Estes jogos vão inquietando Laura até um ponto que chega a pensar que existe algo na casa que está ameaçando sua família. A escalada de estranhos acontecimentos farão com que ela busque a ajuda de parapsicólogos.

109. Corpo Fechado (Unbreakble) com Bruce Willis e Samuel L. Jackson - Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato.

110. Os Mensageiros (The Messengers) com Kristen Stewart. - A família Solomon, formada pela jovem Jess (Kristen Stewart) de 16 anos, o irmão Ben (Evan Turner), de três anos e seus pais, acaba de se mudar da agitada cidade de Chicago para uma fazenda de girassóis em Dakota do Norte. Em meio à tranqüilidade, Jess e seu irmão começam a ser ameaçados por aparições de espíritos aparentemente mal-intencionados, invisíveis para todos os outros.


111. Reencarnação (Birth) com Nicole Kidman - Dez anos após a morte de seu marido, Anna (Nicole Kidman) finalmente conseguiu reconstruir sua vida, estando prestes a se casar novamente. Repentinamente surge em sua vida um garoto de 10 anos, que se apaixona por Anna e diz ser a reencarnação de seu marido. Anna inicialmente considera a história totalmente absurda, mas alguns detalhes de situações ocorridas entre ela e seu falecido marido, contados pelo garoto, fazem com que ela fique intrigada. Aos poucos Anna começa a relembrar fatos de seu passado e começa a questionar as escolhas que fez na vida, o que faz com seu noivo, a família dele e sua melhor amiga fiquem preocupados.


112. P.S. Eu Te Amo (P.S., I Love You) com Hilary Swank e Gerard Butler - Holly Kennedy (Hilary Swank) é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry (Gerard Butler). Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. I Love You" e que estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.

113. Tão longe, tão perto (In weiter Ferne, so nah! / Faraway, So Close! ) com Otto Sander, Peter Falk, Nastassja Kinski - Este filme é a seqüência de "Asas do Desejo" (1987) - o mesmo que, em 1998, recebeu a versão hollywoodiana "Cidade dos Anjos". Mais uma vez, trata de um grupo de anjos que observam distantes o dia-a-dia dos cidadãos da capital alemã - agora recém unificada.
Apesar dos anjos serem proibidos de interferir na vida humana, Cassiel (Otto Sander) impulsivamente quebra esta regra quando uma menininha cai do terraço de um prédio e ele corre para a socorrer - o que o transforma em carne e osso. Damiel (Bruno Ganz), o companheiro de Cassiel que optou pela vida terrena no primeiro filme, trabalha agora numa pizzaria e vive com sua esposa, a trapezista Marion (Solveig Dommartin).
Peter Falk, que representou si próprio em "Asas do Desejo", volta aparecer, e o roqueiro Lou Reed (responsável pela trilha sonora) e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev também marcam presença no filme como eles mesmos.
A fotografia é impecável (marca registrada dos filmes de Wenders), mesclando a cor com o preto e branco - assim como em "Asas do Desejo", em que as cenas do anjo não são coloridas, pois, segundo o diretor, "o preto e branco revela a essência da pessoa".
Recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1993. No ano seguinte, U2 foi indicado para a Melhor Canção Original no Globo de Ouro.

114. Nosso lar , com Renato Prieto - Ao despertar no Mundo Espiritual, André Luiz se depara com criaturas assustadoras e sombrias vivendo, juntamente com ele, neste lugar escuro e sombrio. Além disso, ele também se assusta por perceber que apesar de ter "morrido" ele ainda continua vivo e ainda sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após um longo período de sofrimento ele é recolhido dessa zona de sofrimento e purgação de falhas do passado por espíritos do bem e é levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar, de onde surge o nome do filme. A partir desse momento ele começa a conhecer melhor a vida no além-túmulo e a aprender lições e adquirir conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida.


115. A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life) com James Stewart. Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

116. O Retrato de Jennie (The Portrait of Jennie) com Jennifer Jones. Emocione-se com a história de Eben Adams, um pintor fracassado cuja vida muda radicalmente quando conhece a bela Jennie, que se torna sua musa inspiradora e o faz atingir o sucesso. É o início de um romance que desafiará as fronteiras do tempo e da vida. Trata-se de um amor que rompe qualquer barreira, vida e morte, tempo, e todos os outros obstáculos.

117. Um Fantasma Apaixonado (The Ghost and Mrs. Muir) com Rex Harrison. Encantadora comédia romântica, que já foi até série de televisão. O fantasma de um velho capitão do mar (Rex Harrison) apaixona-se pela nova moradora na mansão onde ele ainda permanece.

118. Chico Xavier, o filme , com Nelson Xavier - Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade.

119. Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga e José Wilker. Durante o carnaval Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era um excelente amante. Algum tempo depois ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Mas existe um problema: no fundo Dona Flor quer que ele fique.

120. Antes que Termine o Dia (If Only) com Jennifer Love Hewitt. Ian Wyndham (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) são diferentes, mas se amam. Ele é um executivo inglês que só pensa no trabalho enquanto ela é uma cantora romântica que só pensa no relacionamento com Ian. Tantas brigas e diferenças faz com que os dois terminem. No entanto, depois de um acidente, ele tem a oportunidade de consertar seus erros em relação a Samantha quando percebe que acorda no dia anterior ao do acidente.

*filmes com títulos identicos na versão para o portugues